fbpx

Como Fazer Introdução de TCC

A Introdução deve ser escrita no começo? A grande parte das pessoas diria que sim, mas não deveria. A Introdução, normalmente é escrita depois de todo o trabalho pronto.

Olhando para seu projeto depois de ter vencido todas as etapas, ter analisado todos os dados e realizado o relato dos seus objetivos você se debruçará sobre a escrita da Introdução. E como fará isso? Bem, basta olhar para o trabalho pronto e escrever em linhas gerais o que você fará. Pegue os escritos dos autores que mais se aproximaram da sua questão inicial e use-os. Agora que já tem os resultados, você sabe quais os textos da Revisão de Literatura passam ser usados na Introdução do seu trabalho.

Coloque o gostinho na boca dos seus leitores sobre o que você tratará em seu trabalho. Você já sabe de onde partiu e aonde chegou, mas seus leitores não. Quando eles começarem a ler a Introdução estarão tomando conhecimento do que você pretenderá fazer, entendeu?

Então, diga o que fará, aponte as assuntos com as quais você lidará e embase tudo isso nos autores que você escolheu. Diga onde está a lacuna, quais são as informações que está buscando. No caso do produto X, a lacuna, talvez, seja uma queda na produção ou um aumento no investimento que o fabricante queira fazer, mas para isso ele precisa conhecer como seu produto está sendo recebido no mercado. Veja o exemplo 4.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

A aceitação de um produto no mercado, segundo Fulano (2013) só pode ser eficaz se houver uma pesquisa sólida que revele como os clientes avaliam tal produto. Para Sicrano (2012), todo investimento teria que estar pautado em boas investigações de mercado para que o investidor conheça de antemão os riscos do seu investimento. Diante disso, neste trabalho, estamos interessados em investigar o comportamento do produto X. Por ser um produto relativamente novo, ele carece de dados que revelem como tem sido sua aceitação no mercado, a fim de que novos investimentos sejam feitos em seu melhoramento e adequação.

Ao redigir sua Introdução você estará tentando despertar o interesse do seu leitor. Dê as informações relevantes, mas sem contar o final. Mostre a ele por onde você vai passar, mas, se ele quiser saber os resultados, precisará fazê-lo chegando ao capítulo de apresentação deles. Na escrita da Introdução você olhará para o futuro, para o que fará em seu trabalho. É isso!

Eis aí um pequeno fragmento de como sua Introdução deve ser. Um modelo bem simples que pode trazer bons resultados. Uma Introdução de uma monografia ou TCC, geralmente, tem uma página ou duas. Tente aplicar este modelo para escrever a sua.

Usando uma comparação bem prática, você deve fazer na sua Introdução como encontramos nas sinopses de filmes, onde o que nos é contado só serve para despertar nosso interesse. Se tudo for contado, acabou a graça.

Mas, cuidado! Não confunda Introdução com Resumo ou Abstract, pois em um resumo ou abstract, que também é um resumo, só que em inglês, sugiro fazer um breve relato de todas as partes do seu trabalho, inclusive, dos resultados mais gerais, pois, neste caso, trata-se de um resumo do todo.