fbpx

Como Fazer uma Monografia

A monografia tem   caráter de pesquisa científica, que aborda determinado tema de forma bem mais ampla do que estamos acostumados. Além disso, ela deve ter uma série de diretrizes específicas.

 

A elaboração de uma monografia não é algo que nós alunos estamos acostumados a fazer durante o ano letivo pois ela é muito mais do que mais um trabalho de faculdade. 

Por isso, como fazer monografia é algo que deixa muitas pessoas apavoradas. Não é para menos. São muitas as dificuldades que se apresentam no desenvolvimento de um projeto deste tipo. Além da quantidade de consultas e estudos que se tem pela frente, também há a consulta inevitável às normas da ABNT.

 

Neste artigo iremos dar algumas dicas sobre como fazer uma monografia, podendo haver também de um passo a passo da estrutura desse modelo de TCC.

 

Uma ótima notícia é que, assim como o artigo científico, a monografia, e todos os outros modelos de TCC, sempre tem uma mesma Estrutura Básica. Em termos de desenvolvimento de conteúdo, são somente 3 partes básicas Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Como Fazer a Monografia

1. Opção do Professor Orientador

Agora fica fácil definir o professor que irá te orientar. Sua opção pode ser por alguém que atue na área do tema a ser escrito por você. Para esta opção você precisará entrar em contato com esse mestre e convidá-lo para ser seu Orientador.

 

O orientador também te ajudará no momentos iniciais de como fazer uma monografia. Depois nas revisões no decorrer do procedimento não no conteúdo em si, mas na estrutura, no andamento do seu desenvolvimento.

 

Ele terá que ter espaço de tempo disponível na agenda para te orientar, por isto se houver recusa, entenda, e procure por outro. Se o professor aceitar você terá que oficializar isto, segundo as exigências de sua Universidade.

 

Procure selecionar um professor que tenha afinidade profissional ou acadêmica com o tema escolhido. Não opte somente pelo professor mais interessante. O orientador deve ser alguém que está disponível e que faz as críticas certas. Uma dica é perguntar para os demais alunos como foi a  vivência deles com o professor e quais suas indicações.

 

O professor “responsável” terá papel muito relevante no desenvolvimento do seu TCC. Primeiramente ele deverá ajudar a refinar o tema escolhido, dando dicas, sugerindo abordagens, pontos de partida e etc.

 

Seu orientador terá que te conduzir no decorrer de todo o projeto monográfico. Indicando as melhores obras e autores para que você possa consultar. Deverá também sugerir as alterações no texto e no desenvolvimento de todo o projeto.

2. Definição do Tema

O Primeiro passo é o tema a abordar. Sim, é isso mesmo que você está pensando. A primeira coisa a decidir é o tema ou questão da Monografia. É a partir desta opção que você decidirá quem será seu Orientador

 

É essencial selecionar um tema que você tenha real interesse. Goste, e que é ou será parte de sua carreira. Isso por que você terá que ler, estudar e escrever muito sobre a questão então nada melhor do que optar por um questão interessante.

 

Quem escolhe o tema é você, então, pode levar em consideração as suas áreas de interesse ao encontro da sua relevância.

 

A correta opção do tema é primordial para que o discente consiga desenvolver melhor o conteúdo do TCC.

 

Uma monografia deve ter um tema único e quanto mais específico mais satisfatório será. Não tente abraçar o mundo e escolha um tema específico. Vise resolver, responder ou discutir alguma dificuldade da comunidade  e/ou da sociedade.

 

Como você terá que passar boa parte do ano elaborando a sua monografia, não vale a pena definir algo com o qual não se sinta muito à vontade. O resultado é mais satisfatório se você tiver gosto em fazê-lo.

 

Depois de selecionar o tema você vai precisar delimitar o assunto. Um dos motivos é que um tema pode ficar muito muito abrangente e vai acabar ficando muito demorado para escrever.

3. Organização do Trabalho

Fazer uma Monografia é um projeto extenso provavelmente o maior projeto que você já fez, então é primordial fazer um planejamento da estrutura e dos prazos antes de começar.

 

Defina as datas para as etapas e jamais fique adiando os compromissos a ponto de chegar no último mês sem ter nada feito. Uma excelente  opção é pré-agendar reuniões com seu orientador, por exemplo, todo dia quinze do mês, para que você apresente seu progresso. Isso cria um compromisso que irá te forçar a cumprir o cronograma.

 

Agora que você já tem previamente encaminhado é preciso começar. Mas por onde? Saiba que todo projeto acadêmico precisa estar pautado em pesquisa.

4. "Mão na massa" da Monografia

A monografia nada mais é que uma história que vai ser contada para um público seleto e exigente. Para ter uma boa produção você tem que ter um um bom ROTEIRO.

 

Neste ponto você já tem uma boa idéia de como vai contar a sua hisória. Você já está pesquisando e lendo muito sobre o seu tema. Guarde as referências, guarde os dados, imagens e gráficos que agregarão valor ao seu TCC. Escreva os capítulos do trabalho, revisando-os com o seu orientador.

 

Fique muito atento com as normas ABNT desde o começo do desenvolvimento, pois será mais fácil já começar a escrita seguindo-as, do que depois ter que revisar todo o conteúdo quando concluí-lo.

 

Segue logo abaixo os links sobre as Dedicatórias e Agradecimentos, a Introdução e a Conclusão em seu TCC.

Conclusão de TCC

Conclusão de TCC Para escrever a Conclusão você deverá olhar o seu TCC do fim para o começo. Precisará olhá-lo como algo já concluído. É

VEJA MAIS »